Fauvismo

 

Apresentação Web realizada para a disciplina de 
Iconologia II 

UFPEL


 


     

 

 

 

 

 

Maurice de Vlaminck


Maurice de Vlaminck nasceu em 1876 em Paris de pais que eram músicos boêmios.Ainda adolescente, Vlaminck planejou fazer carreira como ciclista profissional.Como seus pais, ele também possuia um talento musical e se sustentava com o violino.Maurice tinha um interesse apaixonado na pintura, o que era estimulado por Robichon, um artista francês.Ele se casou com Suzanne Berly em 1894, mas contraiu febre tifóide o que pôs fim a sua carreira ciclística em 1896.

 

 


Maurice de Vlaminck – Paisagem de outono – 1905 Óleo sobre tela 46.2 x 55.2 cm

Obrigado a sustentar a família , ele dava aulas de violino mas acabou ingressando na carreira militar.Foi durante uma de suas viagens de serviço em Chatou que ele conheceu Andre Derain em junho de 1900. Esse encontro marcou o início da escola de Chatou e, na prática, o nascimento da arte Fauvista.


Maurice de Vlaminck - Restaurant de la Machine at Bougival Óleo sobre tela 81.5 x 60 cm Musée d'Orsay, Paris, France

Vlaminck pintou com os Fauves e se exibiu com eles nos Salon des Independants e d´Automne.Ele também publicou alguns contos para os quais Derain fez as ilustrações, e chegou mesmo a escrever alguma poesia.O pintor se casou novamente e teve duas filhas.Ele continuou a viajar com Derain durante os últimos anos de sua vida e publicou dúzias de relatos autobiográficos da sua vida e das suas experiências com outros artistas.

De 1925 em diante, ele viajou pela França, mas continuou a pintar, principalmente ao longo do rio Sena, próximo a Paris.