Fauvismo

 

Apresentação Web realizada para a disciplina de 
Iconologia II 

UFPEL


 


     

 

 

 

 


Albert Marquet

Nasceu em 1875 em Bordeaux, uma cidade portuária francesa onde passou a maior parte da sua infância. Em 1890 mudou-se para Paris para participar da Ecole des Arts Décoratifs, onde conheceu Henri Matisse. Eles foram companheiros de quarto por um tempo, e influenciaram o trabalho dos outros. Marquet começou seus estudos em 1892 na École des Beaux-Arts em Gustave Moreau, um artista simbolista que era um seguidor da tradição romântica de Eugène Delacroix.

Marquet exibiu pinturas no Salon des Indépendants. Embora não tenha vendido muitos quadros, a comunidade artística de Paris tornou-se ciente de seu trabalho. Suas primeiras composições foram caracterizadas por uma abordagem clara e pintura fauvista, em que ele tinha um controle fino do desenho e respondeu à luz, não só os mais fortes, intensificando os tons, mas também por ver os mais fracos em termos colorista.

A maioria das suas obras, datadas deste período, seguiam uma linha impressionista, na qual provou o seu controlo do desenho e testou a distribuição da luz pela tela. São, aliás, desta época conhecidos variados estudos sobre a luz.

Junto com Henri Matisse, Maurice de Vlaminck, André Derain, Othon Friesz, Georges Rouault, Henri Manguin, Louis Valtat e Jean Puy, exibiu algumas das suas pinturas no Salon d'Automme.

Albert Marquet - Porto de Menton 1905  Hermitage Museum

 

Albert Marquet - The Pont Saint-Michel and Notre Dame 1905

 

Albert Marquet - La plage de fecamp, 1906

Impressionados com as fortes tonalidades e a luz presente nas telas de Marquet e dos pintores que expuseram igualmente no Salon d'Automme, vários críticos de arte apelidaram-nos de "fauves" (em língua portuguesa feras), sendo assim criado o Fauvismo.

Embora sendo fauvista, Marquet não utilizava cores tão violentas ou brilhantes, usando e abusando dos cinzentos e do branco.



Albert Marquet - Vista de San Juan de Luz,  Óleo sobre lienzo. 60 x 81 cm. Museu State Museum of New Western Art. Moscú

Concebeu, em 1907, junto com Henri Matisse, uma série de belas vistas de cidades francesas, onde, contrariamente a Matisse, manteve a aprazível técnica perspectivista. Enquanto Matisse distorcia as formas dos edifícios, entre outros, Marquet tendia em acentuá-las, criando uma espécie de "híper-realismo".

Do ano de 1907 até à sua morte, Marquet faz inúmeras viagens pela Europa e pelo Norte de África. Estas influenciaram muitas das suas mais conhecidas obras.

Albert Marquet, Bay of Naples, c.1908, oil on canvas, 64.8 x 77.5 cm, Tate Collection.

 

O porto de Hamburgo, 1909. Óleo sobre lienzo. 65 x 81 cm. Villa de Burdeos. Franca.

 

Albert Marquet - Puerto de Marsella (1916) Óleo sobre linho, 65.0 x 8.10 cm.  Ohara Museum of Art. Kurashiki

Quando das suas viagens pelo Norte de África, permaneceu mesmo algum tempo na Tunísia, onde pintou, entre outras telas, Campos de flores, Tunísia, concebida em 1923. Desta época ficaram os quadros em que o seco castanho das areias desérticas contrasta com o vivo e frio azul do Mediterrâneo, cujas águas banham a Tunísia e todo o norte africano.

Nesta época sente-se uma repentina mudança da técnica fauvista para a realista e, posteriormente, para a impressionista. Contudo, a cidade que mais o impressionou foi Nápoles, uma grande e próspera metrópole italiana, cuja arte seguia caminho a "lume brando".

Albert Marquet - O Porto Velho, Marselha - óleo

Nesta cidade, Marquet testou todas as suas capacidades a nível da luz e da cor, esta última muito presente e marcante no local. Acentuava os brilhos crepusculares no mar, denotava os reflexos da luz nas ondas e pequenas correntes marinhas, pontos estes que deixaram vários críticos e aficionados rendidos. 

Mais uma das suas importantes viagens foi a que fez até à verde Alemanha. A sua predileção pelo mar continuou, nesta época, presente, optando Marquet por retratar os grandes rios da Baviera, cujos verdes reflexos eram por si "santificados", chegando estes a ser mesmo mais notáveis que a própria paisagem.

Albert Marquet - Caballo en Marsella 1916. Óleo sobre lienzo. 65 x 81 cm. Villa de Burdeos. Francia.

De volta à França, Marquet conseguiu, contrariamente aos primeiro anos do seu percurso artístico, grande sucesso comercial.